UBS’s de Currais Novos avançam atendimentos à população com Telemedicina e Descentralização da Regulação

Inovações tecnológicas tem se tornado cada vez mais freqüentes nos avanços à prestação de serviços de saúde à população, e em Currais Novos as Unidades Básicas de Saúde vem se adaptando a estas novidades para melhor atender os pacientes que necessitam de consultas especializadas. Duas destas inovações já estão presentes nas UBS’s: a Telemedicina e a implantação do SISREG (Sistema de Regulação).
Na manhã desta terça-feira (11), o Prefeito Odon Jr e a Vice-Prefeita Ana Albuquerque, acompanhados da Secretária Municipal de Saúde, Alana Moraes, e a coordenadora da atenção básica municipal, Sônia Clara, estiveram na UBS Expedito Araújo, no bairro Paizinho Maria, para acompanhar os atendimentos nesta plataforma e os serviços disponibilizados pela descentralização da regulação.
De acordo com Sônia Clara, a Telemedicina consiste no atendimento entre o profissional médico da unidade, o paciente, e um médico especialista (endócrino, psiquiatra ou neurologista) que atende remotamente, dando maior celeridade aos diagnósticos. Em Currais Novos, as UBS’s Expedito Araújo e José Vilani já possuem esse serviço. Esta semana estarão sendo capacitados os profissionais das UBS’s Santa Maria Goreti, Dr. Ferreirinha e Dr. Sílvio Bezerra de Melo. A expectativa é que em breve todas as unidades tenham a Telemedicina.
A descentralização da marcação de consulta de média complexidade através do SISREG do Ministério da Saúde é outra ferramenta importante para a saúde do município. Atualmente, profissionais das UBS’s Joaninha Parteira, JK e Alto de Santa Rita, participam de treinamento para a implantação do sistema, que já é realidade em outras UBS’s do município. O SISREG é uma plataforma onde o paciente, após a consulta no próprio posto, pode marcar consultas e exames de média complexidade. “São avanços como estes que tem melhorado a prestação de serviços de saúde à nossa população, e nós queremos avançar muito mais em todo município”, comentou o Prefeito Odon Jr.