IDEMA discute criação de unidade de conservação da caatinga entre Currais Novos, Cerro Corá e São Tomé

Uma área de 12.356 hectares entre os municípios de Currais Novos, Cerro Corá e São Tomé poderá tornar-se uma unidade de conservação e proteção da caatinga e das cabeceiras do Rio Potengi, proposta esta que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) apresentou em reunião na última sexta-feira (13) na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Currais Novos.

Participaram do encontro o secretário e a coordenadora da SEMTUR, David Narwith e Fátima Souza, o coordenador de Meio Ambiente do município, Fabiano Pacômio, a Diretora Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Janaina Medeiros, e Liana Sena e Roney Paiva do setor de unidades de coservação do IDEMA.

De acordo com o IDEMA, a nova unidade deverá receber o nome de “Refúgio da Vida Silvestre”, pois apresenta grande diversidade biológica e é apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das áreas prioritárias para a conservação da caatinga. Um dos motivos que impulsionaram os estudos para a criação da unidade de conservação é a existência de espécies de aves símbolos da região. A proteção desta parte mais preservada da caatinga no Seridó é importante para garantir a conservação deste ambiente natural tão rico para o refúgio de espécies exclusivas do bioma e outras ameaçadas de extinção ou raras.