PROGRAMA DE SILAGEM É INICIADO NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS

Um dos programas de maior importância para o produtor rural – o Programa de Silagem 2022 – começou a ser executado essa semana pela Prefeitura de Currais Novos.

Realizado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEMAAB), o Programa é destinado à preparação de silos para alimentação dos animais, especialmente do gado leiteiro, atendendo a pequenos e médios produtores rurais do município, tendo por objetivo se preparar para o período de estiagem, quando a ração animal fica escassa.

Acompanhado do Secretário Lucas Galvão, o Prefeito Odon Júnior, visitou na manhã de hoje (24), uma das primeiras comunidades a serem atendidas pela Prefeitura esse ano.

De acordo com o Secretário Lucas, essa é uma das ações que a Prefeitura de Currais Novos tem realizado para oferecer suporte ao homem do campo, auxiliando pequenos e médios produtores com horas de trator e ensiladeira. Depois de cortada, com a ajuda dos próprios agricultores, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação.

Lucas explica ainda que os silos são produzidos, em sua maioria, utilizando o capim BRS CAPIAÇU, que tem se mostrado uma excelente opção para silagem. “Essa é uma ração natural de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde, onde se torna uma alternativa de menor custo, sendo um dos principais alimentos para o gado no período de estiagem”.

“Enxergamos esse programa como um dos mais importantes, pois é o que garante o alimento do gado nos meses de estiagem. Em nossa Gestão temos dado total apoio na execução desse e de outros projetos como o Corte de Terra, sendo ações de grande impacto e importância para as famílias de pequenos e médios produtores da zona rural no fortalecimento da atividade agrícola no município”, disse o Prefeito Odon Júnior.

A expectativa da SEMAAB é de atender esse ano cerca de 100 famílias de agricultores do município com o Programa, produzindo mais de 2 mil toneladas de silagem.