MAIS UMA BARRAGEM SUBTERRÂNEA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA PELA PREFEITURA NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente,  Agricultura e Abastecimento (SEMAAB), está construindo mais uma barragem subterrânea na zona rural de Currais Novos.

Dessa vez, na propriedade do Sr. Antônio Costa, que fica no Sítio Condado. Uma obra de fundamental importância para a captação e armazenamento de água de chuva no subsolo.

“A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos, contribuindo para a produção agropecuária familiar e minimizando os riscos da agricultura dependente de chuva”, explica o Secretário Lucas Galvão.

Segundo Lucas, a barragem subterrânea tem a função de reter a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede impermeável construída dentro da terra e que se eleva a uma altura de cerca de 50 cm acima da superfície, no sentido contrário à descida das águas.

“A barragem subterrânea forma uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem”, afirma Nilton Oliveira, Coordenador da SEMAAB.

A obra, que está sendo executada com recursos próprios, é considerada uma tecnologia de inclusão, pois permite ao agricultor maior sucesso no cultivo de diversas espécies, promovendo a melhoria das condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar.