DIRETORES ESCOLARES SERÃO CONTEMPLADOS COM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS EDUCACIONAIS DO CENTRO LEMANN

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes (SEMEC), fechou termo de cooperação com o Centro Lemann. O Programa de Formação Lideranças Educacionais foi lançado durante da Jornada Pedagógica do município, no último dia 01 de fevereiro e terá 17 diretores escolares, mais 03 técnicos da SEMEC e a Secretária de Educação, como participantes.

O Programa de Formação de Lideranças Educacionais tem o objetivo de fortalecer o compromisso e a capacidade das(os) líderes educacionais de promover equidade na educação em suas redes e escolas. O programa começa em 2022, envolvendo a participação de 56 redes municipais de educação (1% do total dos municípios brasileiros) e cerca de 1.700 lideranças.

A formação tem duração de dois anos (360 horas) e ancora-se em três dimensões: cultural (mudança de mentalidade e fortalecimento de compromisso e motivação); de visão (desenvolvimento de um olhar sistêmico para a definição de direcionamentos e estratégias); e operacional (foco na capacidade técnica).

O percurso formativo divide-se em seis módulos e conta com momentos presenciais, atividades remotas, aplicação prática e mentoria. A metodologia prevê ações voltadas à: criação de ambiente acolhedor, instigante, colaborativo e seguro para a formação; transformação pessoal; reflexão sobre o papel como liderança e agente de mudança; implementação de ações práticas; consolidação das aprendizagens.

Para a Secretária Lourdes Julião, “a expectativa é contribuir para que essas lideranças, assim como suas redes e escolas, aprimorem a sua gestão com foco no pedagógico”, comenta.

Currais Novos é o único município do RN a estar inscrito no Programa.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES:
Nordeste
Acaraú (CE), Arapiraca (AL), Barbalha (CE), Bezerros (PE), Bonito (PE), Branquinha (AL), Brejo Santo (CE), Camaçari (BA), Caruaru (PE), Crateús (CE), Cristinápolis (SE), Cruz (CE), Currais Novos (RN), Eusébio (CE), Jucás (CE), Mamanguape (PB), Mata de São João (BA), Princesa Isabel (PB), Serra Talhada (PE), Sobral (CE), Sousa (PB) e Vargem Grande (MA).