CONSÓRCIO DO GEOPARQUE SERIDÓ RECEBE AVALIADORES DA UNESCO

O Prefeito de Currais Novos e Presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Geoparque Aspirante Seridó, Odon Júnior; e a Vice-prefeita Ana Albuquerque, receberam na tarde desta quarta-feira (24), os membros do Consórcio para mais uma importante reunião.

Dessa vez, com a presença dos avaliadores da UNESCO, Arthur Sá e Helga Chulepin. Na pauta do encontro, a visita que os avaliadores estão fazendo para chancelar o ingresso e o reconhecimento do território Seridó, como Geoparque Global da Unesco.

Representantes do Ministério do Turismo; do Governo do Estado; e de vários municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários, participaram da reunião que teve a participação do Professor da UFRN e Coordenador Científico do Geoparque Aspirante Seridó, Dr Marcos Nascimento, que fez uma explanação sobre o Projeto do Geoparque Seridó, trabalho que já vem sendo desenvolvido há 11 anos.

Segundo Marcos Nascimento, o projeto se baseia na tríade da conservação, educação e turismo. “Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, nas quais há locais e paisagens de significado geológico internacional, sendo gerados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável de suas comunidades”, explica Marcos.

Estabelecido em uma área de 2.800 quilômetros quadrados, o Geoparque Seridó abraça os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Cada um desses lugares possui características muito específicas, culturas e comportamentos significativos para constituição dessa região maior, que é o Seridó potiguar. Questões essas que também importam à Unesco na hora do reconhecimento.

“Passamos os últimos anos trabalhando efetivamente no território, promovendo divulgação do conhecimento geológico e de conservação, realizando várias ações voltadas para educação e também para o desenvolvimento do turismo. Isso também favorece a divulgação do território, não só a nível regional, mas nacional e internacional”, disse Marcos.

O Geoparque Seridó tem mais de 20 geossítios que imprimem, cada um deles, traços bastante singulares. Entre eles estão a Serra Verde, Cruzeiro de Cerro Corá, Nascente do Rio Potengi, Vale Vulcânico, Mirante de Santa Rita, Tanque dos Poscianos, Lagoa do Santo, Pico do Totoró, Mina Brejuí, Cânions dos Apertados, Açude Gargalheiras, Poço do Arroz, Cruzeiro de Acari, Morro do Cruzeiro, Marmitas do Rio Carnaúba, Serra da Rajada, Monte do Galo, Xiquexique, Cachoeira dos Fundões, Açude Boqueirão e Mirador.

“Estamos muitos confiantes que esse importante reconhecimento sairá em breve. Sempre acreditei muito no nosso potencial desse Projeto desde a época que fui vereador. Parabenizo o trabalho incansável do Professor Marcos Nascimento e de toda a equipe na pessoa de Janaina Medeiros, pelos esforços empreendidos no trabalho de divulgação, geração de conhecimento e de valor no nosso território”, comentou o Prefeito Odon Júnior.