NOVEMBRO AZUL: PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS PROMOVE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO EM UBSs

Novembro é o mês de conscientização a respeito dos cuidados especiais com a saúde do homem. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos (SEMSA), com o apoio da residência multiprofissional da UFRN, preparou uma programação especial com diversas ações em várias Unidades Básicas de Saúde do município.

Além de orientações sobre alimentação saudável e a necessidade da prática de atividades físicas, serão realizadas consultas médicas e de enfermagem e aferição da pressão arterial.

Para a Secretária Alana Moraes, ações como o Novembro Azul são necessárias, pois a cultura da prevenção ainda é baixa em nosso país, principalmente quando se leva em consideração o universo masculino. “É fundamental a educação para a saúde, e o Novembro Azul vai além do diagnóstico ou do tratamento. A campanha visa conscientizar para a importância do autocuidado e de prevenir não só o câncer de próstata, mas diversas enfermidades que, se identificadas precocemente, podem ser evitadas ou ser menos agressivas”, afirma Alana.

A programação das atividades ficou assim distribuída:

✳️ Posto de Saúde Trangola, dia 22, às 16hs;
✳️ UBS Radir Pereira, dia 23, às 18hs;
✳️ UBS JK I e II, dia 23, às 18hs;
🍀 SMG dia 23 às 17:30 hrs
✳️ UBS Centro, dia 24, às 18h30;
✳️ UBS Sílvio Bezerra de Melo, dia 24, às 18hs;
✳️ UBS Manoel Salustino I e II, dia 24, às 18h30;
✳️ UBS José Dantas e Dr Ferreirinha, dia 25, a partir das 18hs;
✳️ UBS Joana Parteira, dia 25, as 18hs;
✳️ UBS Geraldo Rufino, sítio Maxixe, dia 29, às 09h;
✳️ UBS Expedito Araújo de Lima, dia 30, às 18hs;
✳️ UBS Maria das Dores, dia 30, às 18h;

Além dessas, outras ações também serão realizadas em pontos da cidade:

Dia 22: ação de saúde na escola Capitão Mor Galvão;
Dia 24: ação de saúde junto a mineração Brejuí;
Dia 25: ação de saúde junto aos motoristas da secretaria municipal de saúde;
Dia 27: ação de saúde junto a equipe de limpeza urbana;
Dia 29: caminhada “Novembro Azul – corrida pela vida: um toque de prevenção é essencial”;
Dia 01/12: ação de saúde na Mineração Acauã.