PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS PREPARA AGENTES PARA USO DE NOVO LARVICIDA NO COMBATE AS ARBOVIROSES
A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje (22), uma capacitação dos servidores que vão atuar no manuseio do novo larvicida biológico para controle das larvas do transmissor da dengue, chikungunya, zika e Aedes aegypti.
A capacitação ocorreu no auditório da SEMSA e contou com a colaboração de técnicos que compõem a equipe regional de endemias da 4º Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP).
Com nome de Espinosade, o novo material foi distribuído ao município pelo Ministério da Saúde. O objetivo é promover mais eficiência no combate ao mosquito.
O novo larvicida biológico, que irá reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses no município, é formulado em pastilhas com duas camadas, sendo uma efervescente para ação imediata, e outra de liberação lenta para ação residual.
A nova tecnologia além de trazer mais segurança aos profissionais que trabalham diretamente com os produtos, garante um menor impacto ambiental, por se tratar de um produto biológico de baixo impacto a saúde humana.
Outra vantagem do larvicida biológico, em comparação com os produtos tradicionais, está no alto índice de eficiência. Isso porque os inseticidas químicos tradicionalmente utilizados são eficazes somente no combate a uma parte dos vetores. Aqueles que são mais resistentes ao inseticida químico não são afetados.
Na ocasião, os técnicos da 4ª URSAP tiram dúvidas sobre a aplicação, manipulação e segurança no trabalho para o uso do larvicida que será utilizado a partir do mês de novembro.