PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS EM PARCERIA COM A EMATER/RN, REALIZA A ENTREGA DE RAQUETES DE PALMA FORRAGEIRA

Na manhã da última terça-feira (19), a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMAAB), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do RN e a Emater, realizou a entrega de raquetes de palmas forrageira, através do projeto da SEMAAB de fortalecimento da criação animal e da agropecuária, junto aos pequenos e médios produtores rurais.

Ao todo foram distribuídas 12 mil raquetes de palmas, do tipo miúda ou doce, espécie mais resistente a praga cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae), beneficiando 223 agricultores das comunidades: Mirador, Totoró, Quandú, Namorados, P.A Alagoinha, Trangola, Malhada da Areia, Marcação, Malhada Limpa, Boa Vista, Distrito da Cruz, Malhada de Dentro, Maxinaré, Pedra Preta, Catunda, Liberdade, São Rafael, São Sebastião, Poço de Serra e Maxixe.

A Governadora Fátima Bezerra, que estava em Currais Novos cumprindo uma extensa agenda administrativa, realizou a entrega simbólica ao Prefeito Odon Júnior e a Vice-prefeita Ana Albuquerque. Na ocasião também estavam presentes a Deputada Federal Natália Bonavides; o Deputado Estadual Francisco do PT; o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) Alexandre Lima; os Secretários Municipais Lucas Galvão e Elton do Ó; o Coordenador de Meio Ambiente Fabiano Pacomio; e os Vereadores Mattson Ranier e Jorian dos Santos.

“Importante ação que será de grande valia para os produtores e produtoras da zona rural do município. Servirá para ajudar ao homem do campo na alimentação de seus rebanhos”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

A palma se destaca como planta forrageira ideal para mitigar os efeitos do baixo rendimento da pecuária no semiárido, especialmente em períodos de estiagem. Se bem manejada, a palma é capaz de atingir altas produtividades, garantindo a suplementação na alimentação dos animais.

Na ocasião, foi entregue também, um veículo que foi cedido pela Emater, através de uma reivindicação feita pelo Deputado Estadual Francisco do PT, que ficará a disposição da SEMAAB e será de grande importância no apoio logístico das atividades que são realizadas pela secretaria.