PREFEITURA REALIZA BLITZ EDUCATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

A Prefeitura de Currais Novos, em parceria com a Associação de Brigadistas e Bombeiros Civis Mandacaru; Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Defesa Civil e Idema; Polícia Militar, Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; e ITEP, realizou na manhã desta terça-feira (31), uma blitz educativa do Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais – RN SEM CHAMAS.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, realizou a distribuição de 500 mudas de árvores frutíferas e nativas aqui da região, que foram produzidas por apenados, através do Programa de Ressocialização do Poder Judiciário do RN/Comarca de Currais Novos.

O Coordenador Municipal de Meio Ambiente, Fabiano Pacômio, destacou a importância do evento que teve como objetivo conscientizar a população a não fazer queimadas e sobre a necessidade de avisar imediatamente as autoridades competentes em caso de incêndio. “A maioria dos incêndios florestais é provocada acidentalmente, por falta de informação, ou deliberadamente, o que é crime”, explica Fabiano.

O Prefeito Odon Júnior, acompanhado da Vice-prefeita Ana Albuquerque; do Secretário Lucas Galvão; e dos Vereadores Edmilson Souza e Iranilson Medeiros, também participaram da blitz. “A palavra de hoje foi conscientização. Estamos num período seco, com a umidade relativa baixa. Isso aumenta a incidência de queimadas urbanas e rurais, o que pode vir a ocasionar perdas, além de gerar problemas de saúde para população. Por isso, pedimos o apoio de todos para que possamos passar por mais esse período de estiagem sem grandes problemas relacionados as queimadas”, comentou a Vice-prefeita.

Em caso de avistamento de qualquer foco de incêndio, o cidadão deve acionar um desses canais: os bombeiros (193); a Polícia Militar (190); a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (34052732); ou ainda os bombeiros civis aqui de Currais Novos (999788160). Quanto mais rápida a informação, mais rápido o atendimento e menores serão os danos provocados.