PREFEITO ODON JÚNIOR VAI AO CEARÁ PARA CONHECER DE PERTO O CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE RUSSAS/CE

O Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, acompanhado da Vice-prefeita Ana Albuquerque e as Coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde, Izabel Medeiros e Sirleya Dantas, esteve participando na manhã desta sexta-feira (16), de uma visita técnica à cidade de Russas, no Ceará, para conhecer de perto o funcionamento da policlínica e também o Consórcio Público de Saúde Microrregião de Russas – CPSMR.

O convite para a visita partiu da Secretaria Estadual de Saúde do RN, que também enviou uma comitiva com a presença da Secretária Adjunta, Maura Sobreira.

“Estamos em processo de implantação aqui no nosso estado do Consórcio Interfederativo de Saúde. E essa visita técnica será de grande importância para aprofundarmos nosso conhecimento sobre a experiência para darmos seguimento ao nosso trabalho aqui”, comentou a Secretária Adjunta.

CONSÓRCIOS INTERFEDERATIVOS
A formação de consórcios é uma das alternativas de cooperação federativa de apoio e de fortalecimento da gestão, para o desenvolvimento de ações conjuntas e de objetivos de interesse comum, para melhoria da eficiência da prestação dos serviços públicos.

Por meio dos consórcios podem ser realizadas parcerias, convênios, contratos e outros instrumentos similares, facilitando o financiamento e a gestão compartilhada dos serviços públicos de saúde numa perspectiva territorial. Dessa forma, torna-se possível organizar os serviços de forma integralizada e ampliada, com maior eficácia e eficiência.

Para o Prefeito Odon Júnior, a Prefeitura de Currais Novos tem todo o interesse em sediar uma Policlínica Regional em parceria com o Governo do Estado e UFRN, através do Consórcio Interfederativo de Saúde.

“Queremos somar esforços junto ao Governo do Estado para avançar na saúde especializada de média complexidade, que é hoje o setor mais frágil dentro do contexto do SUS. Para isso estamos colocando o espaço da atual Policlínica para ampliar essas atividades, servindo para a possível instalação da Policlínica Regional”, disse o prefeito Odon Júnior.