PREFEITURA INICIA PROGRAMA DE SILAGEM NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, iniciou na manhã desta quarta-feira (28), o Programa de Silagem.

Acompanhado do Secretário Lucas Galvão e do Coordenador Nilton Oliveira, o Prefeito Odon Júnior, visitou a comunidade da Maniçoba, onde a Prefeitura iniciou a produção do primeiro silo do ano.

O programa de silagem, que é destinado à preparação de silos para alimentação dos animais, especialmente do gado leiteiro, atende a pequenos produtores rurais do município e tem por objetivo se preparar para o período de estiagem, quando a ração animal fica escassa.

De acordo com o Secretário Lucas Galvão, “esse primeiro silo está sendo feito a partir do capim BRS CAPIAÇU, que tem se mostrado uma excelente opção, tanto para silagem, como para oferecer fresco aos animais”, explica Lucas.

Ainda segundo o Secretário, o BRS CAPIAÇU é uma ração natural de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde, onde se torna uma alternativa de menor custo, sendo um dos principais alimentos para o gado no período de estiagem.

O Coordenador da Secretaria de Agricultura, Nilton Oliveira, explica que o trabalho da Prefeitura no Programa de Silagem consiste em oferecer auxílio com horas máquinas de trator e ensiladeira. Depois de cortada, com a ajuda dos próprios agricultores, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação.

Em 2020 mais de cem famílias de pequenos agricultores do município de Currais Novos foram beneficiados com o Programa desenvolvido pela Prefeitura.

Para o prefeito Odon Júnior, “o apoio da Prefeitura na produção de silagem é de suma importância para o pequeno produtor, pois beneficia aqueles que não possuem as máquinas necessárias para a produção dessa ração essencial para a alimentação dos animais. É um programa de inovação que busca apoiar o homem e a mulher do campo, para garantir o alimento do rebanho bovino no período da seca”, comentou o prefeito Odon.

O Vereador Daniel Bezerra também esteve presente e acompanhou a visita juntamente com a equipe da Prefeitura.