PREFEITURA DÁ CONTINUIDADE AS ATIVIDADES DE COMBATE AS MURIÇOCAS E A DENGUE

A Prefeitura de Currais Novos segue realizando o trabalho de combate a proliferação de muriçocas e a varredura nos bairros com maior vulnerabilidade para proliferação do mosquito da dengue.

O trabalho, que é feito por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, é realizado diariamente durante todo o ano. Porém, esse trabalho é intensificado agora devido o início do período das chuvas.

Uma das ações que é realizada pelas equipes do Setor de Edeminas são a limpeza e a colocação de larvicida biológico no leito do Rio São Bento, com o objetivo de combater a proliferação de muriçocas, muito comum nesses locais, devido o acumulo de água parada em alguns pontos.

Outra ação importante nesse período é o combate vetorial, um trabalho importante que é realizado pelas equipes contra as arboviroses, especialmente o Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. “Esse trabalho é feito de casa em casa, vistoriando quintais e caixas d’água, eliminando possíveis focos e adotando medidas permanentes para o controle do inseto transmissor”, explica a Coordenadora do Setor de Endemias, Ana Patrícia.

De acordo com a Secretária Alana Moraes, o trabalho preventivo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em Currais Novos tem resultado em uma redução no número de casos da doença no município. “Mas nem por isso podemos baixar a guarda. Não podemos relaxar nesse combate. Mesmo com a pandemia, continuamos alertas, assim como nosso trabalho por toda cidade, porque o enfrentamento ao Aedes aegypti é contínuo”, afirma Alana.

A Secretária afirma ainda que é importante que a população se mantenha vigilante e colabore com o Poder Público, permitindo a entrada dos Agentes de Edemias em suas residências e mantendo os quintais sempre limpos, eliminando qualquer foco de água parada.