PRO REITOR DO IFRN CONFIRMA CONTINUIDADE DAS AÇÕES DO CT MINERAL

A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Câmara Setorial da Indústria, Mineração, Ciência e Tecnologia, realizou na tarde de ontem (10), uma Audiência Pública para discutir a funcionalidade e as futuras atividades do Centro de Tecnologia Mineral – CT Mineral, localizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campi Currais Novos.

Participaram da audiência, o Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior; o Pró Reitor de Pesquisa do IFRN, o físico Samuel Rodrigues Gomes Júnior, que na ocasião representou o Reitor Pro Tempore do IFRN, Josué de Oliveira Moreira; o Superintendente da Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN – FUNCERN, Jairo José dos Santos; o Gerente de Projetos da FUNCERN, Erivan Soares do Amaral; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Gomes; o Gerente da Sociedade Riograndense de Moagem (Cimento Elo), Luciano Tertius; e via internet, a Senadora Zenaide Maia também participou da audiência; além de vereadores, empresas de Mineração de Currais Novos e região, representantes da UFRN, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a imprensa local e sociedade.
Depois das explanações iniciais, o Pró Reitor do IFRN, Samuel Júnior, confirmou não só a continuidade, mas também a ampliação dos trabalhos do CT Mineral, que foi transformado em Centro de Referência no IFRN e terá um custeio maior da instituição com a participação da FUNCERN que será um braço de atuação e interligação com as empresas.
De acordo com Samuel, “o CT Mineral não irá fechar, mas passará por uma transformação, uma mudança de contrato junto a FUNCERN, vindo a se tornar um parque tecnológico ainda maior”, afirmou Samuel.
Outro ponto abordado na audiência, foi em relação a transferência do Centro de Gemologia que recebeu emenda parlamentar da Senadora Zenaide para ser instalado em Currais Novos, ser deslocado para a cidade de Parelhas.

Sobre essa questão da transferência, o Pró Reitor garantiu que essa decisão ainda não é definitiva. “Caberá a Câmara Setorial de Mineração de Currais Novos fazer um parecer técnico justificando a necessidade do investimento ficar no CT Mineral em Currais Novos”, disse Samuel.

Para o Vice Prefeito de Currais Novos, Anderson Alves, que na ocasião representou a Câmara Setorial de Mineração de Currais Novos, “temos argumentos técnicos suficientes para sustentar a manutenção desse importante equipamento de Tecnologia da Mineração na nossa cidade, tanto pelas riquezas que ainda não foram exploradas no nosso solo quanto pelo potencial de reaproveitamento do passivo ambiental que acumulamos durante esses 70 anos de atividade das nossas minas. Não descansaremos enquanto essa decisão da Reitoria não for revertida”, disse o Vice Prefeito Anderson.

Para o Prefeito Odon Júnior, “essa audiência foi muito positiva, pois estávamos bastante preocupados com a continuidade dos serviços ofertados aqui pelo CT Mineral, que são de grande importância para todas as empresas do setor mineral que atuam aqui em Currais Novos. Saímos daqui bastante animados com a afirmação do Pró Reitor de que o CT Mineral não só vai continuar suas operações aqui, mas também vai avançar com criação de um parque tecnológico ampliando ainda mais a gama de serviços ofertados ao setor. Ficamos satisfeitos também com a notícia da continuidade da parceria do IFRN com a FUNCERN, possibilitando estreitar ainda mais esse relacionamento com as empresas locais e da região, gerando mais oportunidades de emprego e aumentando o campo de pesquisa”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

CENTRO DE TECNOLOGIOA MINERAL
O CT Mineral é um centro de referência do IFRN. Inaugurado no dia 02 de setembro de 2019, o CT Mineral tem como finalidade fomentar a pesquisa por meio da criação de processos e produtos inovadores que sejam geradores de valores à cadeia produtiva mineral.

E, para tanto, conta com uma carteira de serviços analíticos, metalúrgicos, físicos e geoquímicos, bem como um programa de cursos e capacitações de mão de obra, a oferecer às empresas da mineração e áreas afins, como petróleo e gás, cimento, cerâmica entre outras.

O maior objetivo do CT Mineral é proporcionar ganhos de produtividade à indústria mineral por meio de pesquisa e inovação, contribuindo, assim, com o seu desenvolvimento sustentável.