PROGRAMA DE MICROCRÉDITO DO GOVERNO DO ESTADO ATENDE EMPREENDEDORES DE CURRAIS NOVOS

A Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN), numa parceria com a Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR), realizou na manhã desta sexta-feira (27), a assinatura dos contratos e liberação dos financiamentos do Programa de Micro Crédito do Empreendedor – PME, do Governo do Estado.

Ao todo, 28 empreendedores currais-novenses foram beneficiados com Microcrédito Empreendedor que é uma linha de crédito subsidiado e oferecido pela AGN/RN e que tem como objetivo apoiar o empreendedorismo potiguar através de ações de mobilização, apoio financeiro, voltados para ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da economia.

O Programa contempla empreendedores formais e informais que queiram montar ou ampliar os seus negócios, em condições de competitividade e sustentabilidade, podendo ser feito como pessoa física ou jurídica, nos mais diversos segmentos da economia. Os prazos para pagamento variam de acordo com a atividade produtiva e a natureza física ou jurídica do contratante.

De acordo com a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, de janeiro até o último dia 20 de novembro, a AGN financiou 5.919 empreendedores em todo o estado. “O número de negócios financiados pelo programa, empreendido pelo Governo do Estado e executado pela AGN, supera em mais de 25% o resultado conquistado no ano passado, quando a instituição financeira garantiu apoio a 4.611 empreendedores em todas as regiões potiguares. O volume de recursos investidos através da liberação de crédito também supera o desempenho de 2019 e já alcançou a marca de R$ 26,4 milhões em financiamentos. Em todo o ano de 2019, o valor total financiado foi de 18,4 milhões”, afirmou Márcia.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Curais Novos, Ronaldo Gomes, “o programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar é uma importante ferramenta de estímulo à implantação de novos negócios e para promoção do crescimento sustentável dos empreendimentos e empreendedores da nossa cidade”, disse Ronaldo.

“Um importante incentivo para nossos empreendedores, especialmente nesse momento delicado da nossa economia, em virtude da crise trazida em virtude da pandemia. Com certeza irá ajudar a movimentar a economia de nossa cidade. Mais uma vez agradeço a Márcia Maia por atender mais uma vez o nosso pleito, inserindo o município de Currais Novos no programa”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

A assinatura e entrega dos cheques foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), na Salão nobre do Palácio Raul Macedo e aconteceu sem formação de filas, respeitando o distanciamento social e todas as diretrizes de segurança sanitária necessárias à proteção de colaboradores e beneficiários.

As ações da AGN atendem especialmente autônomos, micro e pequenos empreendedores e vão desde a ampliação da margem de financiamento para microempreendedores individuais (MEIs) até a possibilidade de pausa na cobrança de financiamentos ativos e adimplentes, dentre outras medidas.

Ao todo, 138 empreendedores currais-novenses já foram beneficiados pelo programa, que já investiu recursos na ordem de 568,5 mil reais na cidade.