PROFISSIONAIS DO SETOR DE TURÍSMO SÃO BENEFICIADOS COM CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CRÉDITO

O Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (04), com o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SEMTUR), Júnior Brito, para formalizar o lançamento do Programa de Microcrédito do Empreendedor Potiguar, do Governo do Estado, destinado a profissionais autônomos formais e informais que atuam no setor do turismo aqui no município.
Para dar suporte a esses profissionais, a Agência de Fomento do RN (AGN) criou condições especiais de crédito para atender culinaristas, artesãos e Guias de Turismo, que foram duramente atingidos pela crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.
Os profissionais formalizados, ou seja, que possuem registro como Microempreendedor Individual (MEI) e estiverem inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Mtur (Cadastur) terão acesso ao programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar com direito a crédito de até R$ 12 mil e uma carência de até seis meses para realizar o pagamento.
Já os profissionais que atuam no setor de maneira informal, passarão a ser beneficiados com um novo limite de crédito e uma carência ampliada dentro do programa. Antes com valores de financiamento de até R$ 3 mil e carência de três meses, o limite passou até R$ 6 mil e a carência ampliada para seis meses. Esses profissionais precisarão comprovar a atuação no segmento.
O Secretário da SEMTUR, Júnior Brito, lembra ainda que a adesão a essa linha de crédito também pode ser feita em grupo. Já para quem aderir ao empréstimo de forma individual, é necessário um avalista.
O prazo para quitação das parcelas é de 12 meses para informais e de 24 meses para os profissionais formalizados. A taxa de juros varia de 1,5% a 1,7% ao mês a depender da natureza do financiamento. O cliente que efetuar o pagamento em dia terá um bônus de adimplência, ou seja, os juros serão subsidiados pela própria Agência e não serão cobrados.
Para mais detalhes, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Turismo, na Av Cel José Bezerra, nº 10, ou pelo telefone 3405-2755, de segunda a sexta, das 7:30h às 12:30h.