PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO JÁ APRESENTA RESULTADOS PARA PEQUENO PRODUTOR RURAL

O Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, com finalidade de aprimorar a qualidade do rebanho leiteiro de pequenos produtores, começou a apresentar os primeiros resultados.
O controle da Secretaria Municipal de Agricultura começa a contabilizar os primeiros nascimentos de animais resultantes de inseminação artificial, em propriedades rurais inscritas no programa.
Cerca de 9 pequenos produtores rurais aderiram ao programa, lançado pela Prefeitura no ano passado. Do rebanho cadastrado, cerca de 90 vacas foram inseminadas e agora começam a nascer os primeiros bezerros com genética melhorada.

O programa torna acessível a utilização por parte de pequenos produtores, de modernas técnicas de reprodução de gado leiteiro, como é o caso da inseminação artificial por tempo fixo (IATF). Isso porque o Sebrae subsidia 70% do valor do projeto e a Prefeitura subsidia 50% da contrapartida do produtor.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, David Narwiht, o objetivo do programa é promover o melhoramento genético dos rebanhos no município. “Nossa intenção é oferecer ao pequeno produtor de leite, animais mais competitivos, com capacidade produtiva cada vez maior”, disse Narwiht.

Fotos: Raianne Kely