PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE BUCAL FATURA PRÊMIO

O Programa Municipal de Saúde Bucal do município de Currais Novos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio Grande do Norte entre os municípios na categoria entre 20.001 e 50.000 habitantes. A premiação é organizada anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Conselho Regional.

A participação do município de Currais Novos exigiu a apresentação de diversos dados, para o preenchimento de diversos requisitos que comprovassem o comprometimento da administração e dos profissionais da área com a organização dos serviços de Saúde Bucal do município.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal de Currais Novos, Anne Christina, foram analisados vários critérios como a cobertura de Saúde Bucal nas equipes de estratégia de saúde da família; presença de profissionais da Saúde Bucal como conselheiros no Conselho Municipal de Saúde; a participação de profissionais da Saúde Bucal na Conferência de Saúde Bucal; a presença de Política de Saúde Bucal no Plano Anual de Saúde; a política de educação permanente em Saúde Bucal.

Além de todos esses critérios, também foram observados a valorização dos profissionais, por meio da oferta de capacitações, treinamentos, remuneração adequada, cobertura de serviço odontológico no município, vigilância dos indicadores epidemiológicos, entre outros serviços.

“Esse reconhecimento significa que estamos organizados e que estamos ofertando um bom serviço à nossa população”, disse a coordenadora Anna Christina. Para a secretária de Saúde, Alana Moraes, “esse prêmio é mais que merecido. Vem reconhecer o esforço, a dedicação e a competência dos nossos profissionais. É reflexo do trabalho e dos investimentos feitos desde o início da atual gestão para a melhoria do atendimento na área da Odontologia”.

“A conquista deste prêmio é o reconhecimento público, de um órgão especializado, do trabalho eficiente que estamos desenvolvendo em Currais Novos, na área da Saúde Bucal. E isso nos enche de orgulho, pois, na maioria das vezes, essas ações são silenciosas, embora tenham grande impacto na saúde integral das pessoas. Agradeço a todos os profissionais pelo empenho dedicado diariamente, na prestação de um serviço de excelência à nossa população. Parabéns a todos”, disse o prefeito Odon Júnior.

Atualmente Currais Novos conta com 15 equipes de Saúde Bucal, com técnicos e auxiliares, atuando nas UBSs e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).