PREFEITURA PROMOVE JORNADA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e assistência Social – SEMTHAS, do Centro de Referência Especializada da Assistência Social – CREAS e do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, promovem durante este mês de novembro a Jornada de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

O evento contará com uma vasta programação com palestras e encontros, com profissionais das mais diversas áreas, além de pits stops e um ato público, que marcará o encerramento da campanha.

Segundo a Secretária da SEMTHAS, Ana Albuquerque, a violência contra as mulheres tornou-se, na última década, um dos problemas públicos de maior visibilidade social e política no país e esse processo acompanha um movimento global de reconhecimento dos direitos humanos das mulheres a uma vida sem violência.

“Uma temática que precisa ser profundamente debatida por toda a sociedade. Pensando nisso, decidimos realizar a Jornada, a fim de trazer a conhecimento de toda a comunidade a importância da cooperação multi-institucional no combate e redução da violência contra a mulher, bem como informar sobre as ações que estão sendo feitas por cada instituição envolvida”, afirma Ana Albuquerque.

“Promover a jornada é uma das formas de unir forças para que esses índices sejam cada vez menores”, disse a Coordenadora do CREAS, Bárbara Nóbrega.

De acordo com a Primeira Dama do Município, Thaíse Araújo, que na ocasião representou o Prefeito Odon Júnior, para que possamos realizar o enfrentamento à violência contra as mulheres “é necessário debatermos a atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, a garantia de respeito aos direitos humanos destas, além da responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência”, pontua a Primeira Dama.

A Jornada de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres será aberta ao público e a programação será a seguinte:

Segunda-feira, dia 4

• 7h – Pits Stop em frente a Prefeitura de Currais Novos

Quata-feira, dia 6

• 16h – Chá das Mulheres. Local: Alto de Santa Rita

Quinta-feira, dia 7

• 14h – Roda de Conversa. Local: Povoado Cruz

Segunda-feira, dia 11

• 7h30min – Roda de Conversa. Local: Sindicato Rural

Quarta-feira, dia 13

• 16h – Chá das Mulheres. Local: Santa Maria Gorete

Terça-feira, dia 19

• 14h – Roda de Conversa. Local: Comunidade Bom Sucesso

Quarta-feira, dia 20

• 16h – Chá das Mulheres. Local: Sílvio Bezerra de Melo

Segunda-feira, dia 25

• 16h – Ato Público de Encerramento da Campanha. Local: Praça Cristo Rei.