PREFEITURA DIVULGA BALANÇO DO DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CURRAIS NOVOS

A prefeitura de Currais Novos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã desta segunda (30), o balanço das ações realizadas no dia “D de Vacinação Antirrábica”, ocorrido no último sábado, 28.
A campanha que teve início às 8h da manhã e se estendeu durante todo o sábado, levou milhares de pessoas a procurarem os postos para a vacinação de cães e gatos.
De acordo com os dados do Centro de Controle de Zoonoses, foram atendidos 2984 animais, sendo que desse total, foram imunizados 2421 cães e 563 gatos, somente na zona urbana. Número 14% maior, comparado ao dia D do ano passado.
Vale lembrar que a campanha de vacinação teve início no município, no último dia 24 de agosto na zona rural e que ainda não terminou.
De acordo com o Coordenador do Centro, Hélder de Lima, “a campanha segue, especialmente na zona rural, onde falta menos de 30% para concluirmos. Ao todo, somados os animais da zona rural e urbana, foram imunizados até agora, 4272 cães e gatos. Número muito próximo da nossa meta, que é de 4800 animais e que esperamos atingi-la ao concluírmos os trabalhos na zona rural”, afirma.
Quem deixou de vacinar cães e gatos contra a raiva durante o dia D da campanha de vacinação no último sábado, ainda pode recuperar a oportunidade de vacinar seu animalzinho.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda dispõe de algumas doses da vacina. Quem quiser vacinar seu animal deve agendar horário diretamente no Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 3431-1369, de segunda a sexta, de 6h às 12h.
Podem ser imunizados filhotes de cães e gatos a partir de 3 meses de idade e adultos saudáveis. Lembrando ainda que a imunização é gratuita.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta os mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais.