Período chuvoso aumenta possibilidades de doenças e requer cuidados com a saúde

A chegada do período de chuvas em Currais Novos “acende” o alerta na Secretaria Municipal de Saúde, em especial na Vigilância em Saúde.
As chuvas são bem vindas, mas podem potencializar o crescimento de criadouros dos mosquitos que transmitem a dengue e outras doenças.
Para ajudar na prevenção, a Secretária Municipal de Saúde reforça os cuidados e as visitas pelas equipes de endemias.
“Não podemos relaxar nesse combate. Por isso, pedimos à população para manter os quintais limpos, eliminando qualquer foco de água parada e tomar os cuidados necessários”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Alana Moraes.
A Secretária reforça o pedido para que a população deixe os agentes de endemias fazerem as fiscalizações. “Precisamos manter a fiscalização para que não tenhamos problemas no futuro. Não deixem de atender os nossos servidores”, afirmou Alana.
Com a ocorrência de chuvas, como as que acontecem nesse período do ano, pode aumentar os riscos de aparecimento de doenças como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos.
"A população precisa redobrar os cuidados, principalmente, com os alimentos consumidos, bem como a higiene pessoal, do ambiente e com a água, especialmente para quem utiliza água de reservatórios, tambores e poços artesianos”, alerta a Secretária.
De acordo com Alana, alguns cuidados são necessários, principalmente com a água. "Filtrar ou ferver a água evita doenças diarreicas, que podem causar desidratação grave, especialmente em crianças. A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso”, orienta.