GEOPARQUE SERIDÓ REALIZA ENCONTRO EM CURRAIS NOVOS

O Campus da UFRN em Currais Novos recebe nesta quinta, 12, o “II Encontro Potiguar Geoparque Seridó: gestão, inovação e políticas de inclusão”. O evento, que será realizado de 12 a 14 de setembro, é uma iniciativa científica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e terá uma vasta programação envolvendo palestras e minicursos com representantes de outros geoparques como o Geoparque Araripe (CE), além do Projeto Geoparque do Seridó (RN) e do Sebrae. CONTEXTUALIZANDO A região do Seridó potiguar apresenta patrimônio geológico de forte expressão e significado ambiental singular, decorrente dos inúmeros processos naturais a que esta região foi submetida ao longo da história da Terra, cujo registro pode ser observado nas diversas formas de relevo, tais como as serras e picos, ou exposições rochosas menores constituídas por granitos, gnaisses, mármores, quartzitos e arenitos. Vale salientar que, geoparque é um território com limites definidos que apresenta geossítios de especial valor científico/educativo, cuja finalidade primeira é a catalisação de ações sustentáveis. Além de sua importância para proteção da memória geológica (geoconservação), a presença de valores ecológicos, arqueológicos, históricos ou culturais inseridos num processo de desenvolvimento sustentável que fomente projetos geoturísticos e educacionais e de valorização do patrimônio cultural local. Nesse cenário, o Geoparque Seridó assume um papel importante no sentido de estimular o tripé educação, conservação e geoturismo, permitindo a comunidade local e os visitantes viverem experiências enriquecedoras, fazendo-os elementos importantes e participativos, e não apenas simples observadores de paisagem. No total, seis municípios (Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas) estão inseridos no Geoparque Seridó.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

DIA 12/09/2019 – QUINTA FEIRA

08h00m – 08h30m: CREDENCIAMENTO

08h30m – 09h00m: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO – MESA DIRETORA