FORA DA ESCOLA NÃO PODE – BUSCA ATIVA ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, nesse primeiro mês de aula da rede municipal, intensifica as atividades do Busca Ativa Escolar. Todos os técnicos verificadores cadastrados na Plataforma Online estão em campo fazendo visitas às escolas e às comunidades.

Neste momento os Técnicos verificadores fazem a pesquisa de nomes de alunos que estiveram fora da escola em 2018, ou seja, não foram reportados no Censo Escolar 2018 em nenhuma instituição de ensino de Currais Novos.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Jorian Pereira, “a Busca Ativa é imprescindível para o combate à exclusão escolar, pois são necessárias ações como essas para que se garanta o direito da criança e do jovem de 4 a 17 anos de estar na escola, logo a Secretaria é totalmente sensível para a garantia desse direito”.

SOBRE A INICIATIVA
"Fora da Escola Não Pode" é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo.

Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução.

A Busca Ativa Escolar é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode! para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.