DEFESA CIVIL CAPACITA GESTORES MUNICIPAIS DA REGIÃO

O Governo do Estado, através do Gabinete Civil e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, realiza durante todo o dia de hoje, o curso sobre Prevenção de Riscos, Respostas a desastres e Reconstrução de áreas afetadas.
O evento está acontecendo no auditório da UFRN e conta com a participação de vários gestores municipais e entidades ligadas a área da defesa civil dos municípios de Currais Novos, Bodó, Cruzeta, Campo Redondo, Campo Grande e Carnaúba dos Dantas.
O Governo do Estado vem cumprindo uma de suas competências elencadas na Lei 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Conforme inciso VII, Art. 7º, cabe aos Estados: apoiar, sempre que necessário, os Municípios no levantamento das áreas de risco, na elaboração dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil e na divulgação de protocolos de prevenção e alerta e de ações emergenciais.
“Essa capacitação é de fundamental importância, uma vez que garante capacidade técnica para aperfeiçoamento da didática dos agentes municipais na realização de medidas preventivas”, afirma o agente Dalchem Viana, um dos ministrantes do curso e multiplicador das capacitações pela Defesa Civil.
Na ocasião, foram tratados temas como legislação em Defesa Civil, diagnóstico dos danos, elaboração e implementação de projetos e planos de contingência e solicitações de recursos financeiros para prevenir ou reconstruir áreas afetadas em caso de desastres.
Para o engenheiro da Defesa Civil do Município de Currais Novos, Daniel Augusto, a capacitação veio em boa hora e trouxe conhecimentos para nortear o trabalho dos agentes municipais. “Essa capacitação é essencial e necessária, pois precisamos estar prontos para agir diante de uma situação risco, já que somos nós que estamos mais próximos da população”, afirmou.