CT MINERAL É INAUGURADO EM CURRAIS NOVOS

Numa cerimônia que reuniu diversas autoridades do Estado e da região na manhã desta segunda, 02, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (Campus Currais Novos), realizou a inauguração do Centro de Tecnologia (CT) Mineral do Rio Grande do Norte.
A criação do Centro é uma iniciativa conjunta do IFRN com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos.
O CT Mineral de Currais Novos recebeu um investimento de cerca de 7 milhões de reais para a construção e aquisição de equipamentos e é o 21º Centro deste tipo no Brasil, sendo o segundo da rede de Institutos Federais (IFRN e IFES) e, também, o segundo em todo o Nordeste.
Homenagem
O Centro de Tecnologia Mineral do RN receberá o nome do professor José Yvan Pereira Leite, falecido no dia 10 de junho deste ano. José Yvan dedicou 26 anos ao IFRN, sendo 8 deles estando à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, na gestão do professor Belchior Rocha.
Para o Prefeito Odon Júnior, “é um momento de muita felicidade. Um grande marco para o nosso município, assim como foi a chegada do IFRN aqui. O CT Mineral será uma referência para o todo o país, colocando Currais Novos num patamar de extrema importância no setor da mineração”, disse o prefeito.
Ainda segundo Odon, está sendo discutido junto ao Reitor Professor Wyllys Farkatt, a criação de um parque tecnológico, com o objetivo de atrair novos investimentos no setor. “Essa tecnologia que é oferecida agora através do CT Mineral, vai agregar valor a produção mineral como um todo. Esperamos poder atrair novas indústrias, o que, certamente, irá gerar mais emprego e renda aqui no município”, concluiu Odon Júnior que na oportunidade também assinou a Portaria constituindo a Câmara Setorial da Indústria e Mineração de Currais Novos, que irá discutir com a iniciativa privada e empresários do setor mineral, alternativas para o desenvolvimento deste importante setor para economia de Currais Novos.