CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CONFERÊNCIA

O Conselho Municipal da Assistência Social realiza, durante todo o dia de hoje, a X Conferência Municipal de Assistência Social, no prédio do Centro de Convivência de Idosos.
O evento, que conta com o apoio da prefeitura de Curais Novos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, é um espaço de mobilização para a participação social e que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
De acordo com o prefeito Odon Júnior “proporcionar esse momento de mobilização é fundamental para dar acesso a comunidade às informações e proporcionar articulação, debates, exercendo a garantia de direitos e o acesso a políticas públicas elaboradas de forma democrática. Sabemos que toda construção coletiva tem seus desafios e também sabemos que organizar espaços de participação social é uma tarefa difícil. Porém existe formas de alcançarmos nossos objetivos, através de planejamento e articulação na Gestão Pública de Assistência Social. E a Conferência exerce esse importante papel”, disse o prefeito.
Segundo a Secretária Municipal da SEMTHAS, Ana Albuquerque, a Conferência é um espaço deliberativo e participativo da sociedade. “Consideramos que a participação popular e o envolvimento dos usuários do SUAS são fundamentais para que eventos como esse exerçam seu papel e cumpram com seus objetivos legais, através da mobilização dos agentes públicos e também da população”, afirma a secretária.
Para Moacir Lima, que proferiu a palestra de abertura, esse é um importante momento para oportunizar o debate e avaliação da Política de Assistência Social, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. “Esse encontro serve exatamente para isso. Para proporcionar a participação social, assegurando momentos para discussão como este, avaliando as ações governamentais e das diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social”, afirma Moacir.