“COMUNIDADE VIGILANTE E SAUDÁVEL” É LANÇADO NO POVOADO CRUZ

O Povoado Cruz, distante 16 kms de Currais Novos, foi escolhida para receber a primeira edição do Comunidade Vigilante e Saudável que tem como missão incentivar a promoção e prevenção em saúde, bem como mostrar a população a sua importância e o seu papel na luta por uma Currais Novos mais saudável.

A ação foi realizada a partir de uma iniciativa da Secretária Municipal de Saúde por meio da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, sendo envolvidos as equipes da ESF Povoado Cruz, equipe da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, equipes da Endemias e Zoonoses, contando com a parceria da equipe de residentes multiprofissionais em atenção básica do nosso município.

De acordo com Alana Moraes, secretária municipal de saúde, foram realizadas diversas ações de educação em saúde, panfletagem com a população e roda de conversa com alunos da escola da localidade.

O setor de Endemias realizou visita as residências promovendo o tratamento focal e educação em saúde sobre o cuidado com arboviroses em 80% dos imóveis. Já o setor de zoonoses realizou testes rápidos de leishmaniose nos cães, sendo realizados 22 testes.

Ainda de acordo com a Alana, foram ofertados à população serviços de teste rápidos para hepatites e sífilis num total de 45 testes, distribuição de preservativos, hipoclorito para auxiliar na higienização de frutas e verduras e para ajudar no tratamento de água, bem como atendimento médico e de enfermagem.