COMEÇA HOJE (10) A PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Tem início nesta segunda-feira (10) a Campanha Nacional contra o Sarampo, com foco nas crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde informa a população que pode procurar as unidades de saúde mais próximas até o dia 13 de março para tomar a dose da vacina.
De acordo com Secretária Municipal de Saúde, Alana Moraes, “a rede básica de saúde está preparada para receber a população. Mesmo as pessoas que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina, ou que estejam com o cartão vacinal incompleto, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para se vacinarem”, afirma Alana.
A população com a faixa etária indicada (5 a 19 anos) deve procurar as unidades de saúde a partir desta segunda, ou no Dia "D” de Mobilização Nacional da Campanha, que acontece no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, portando documento de identificação e o cartão de vacina.
O Ministério da Saúde estabelece, em seu esquema vacinal, que duas doses da vacina devem ser aplicadas para homens e mulheres com idade entre 12 meses e 29 anos de idade, sendo a segunda dose com intervalo de 30 dias. Para a população entre 30 a 49 anos é necessária apenas uma dose da vacina.
SARAMPO
A doença infectocontagiosa é causada pelo vírus Measles morbillivirus e pode ser letal se não tratada adequadamente. Sua transmissão ocorre pelo contato com secreção expelida pelas vias respiratórias dos pacientes que possuem a doença, como espirro ou tosse. Entre os seus sintomas os pacientes podem apresentar febre, tosse e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo e rosto. A única forma de evitar a doença é pela vacinação, que já se encontra disponível nas unidades de saúde do município.