CARNAXELITA COMEÇA HOJE E MOVIMENTA A CIDADE DURANTE O FINAL DE SEMANA

Tem início hoje (04) o maior carnaval fora de época do interior do Rio Grande do Norte e um dos maiores e mais tradicionais do Nordeste, o Carnaxelita 2019, que promete atrair milhares de foliões de várias partes do RN e de outros Estados.

O evento, que está em sua 21ª edição, terá uma mega estrutura que foi montada no centro da cidade para receber os maiores nomes do Axé Music da atualidade.

A Prefeitura de Currais Novos, maior apoiadora do evento, também preparou uma grande estrutura e uma vasta programação para a população com a realização de shows que irão acontecer no palco montado no largo do Tungstênio Hotel.

Além disso, várias secretarias também se envolvem na realização do evento, trazendo a prestação de diversos serviços. Como é o caso da Secretaria Municipal de Saúde, que através do Setor de Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública e apoio da IV Regional de Saúde, dentro do Programa IST/AIDS, estarão realizando ações para prevenção e promoção à saúde e doenças sexualmente transmissíveis com a distribuição de preservativos.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos também realiza inúmeras atividades de apoio e de logística ao evento, como o reforço na limpeza urbana, na instalação de banheiros químicos e na operação tapa buracos nas principais vias do centro.

A novidade desse ano é o bloco Nota Potiguar, onde serão disponibilizados 1500 abadás para serem trocados pelo programa e o folião terá direito a 1 (um) abadá a cada 3 (três) pontos acumulados no programa. Para ter acesso, o folião precisa baixar o aplicativo "Nota Potiguar", disponível nas lojas virtuais para sistemas Android e IOS, fazer o cadastro e acumular pontos com o cadastro de notas fiscais para poder trocar pelo abadá do evento, além da participação nos sorteios de prêmios, representando uma importante medida de educação fiscal e reforço na arrecadação do Estado.

PROGRAMAÇÃO

Quem abre a festa nesta sexta-feira, a partir das 23h é o baiano Psirico. No sábado (05), é a vez do rei do axé, Bel Marques, que iniciará seu show às 22h. No domingo (06) é a vez da criançada cair na folia no Bloco Xameguinho, comandado por vários personagens do grupo Liga da Folia.

Na sexta e no sábado, a festa continuará após a passagem dos trios, no palco montado pela Prefeitura no largo do Tungstênio Hotel. A população e os foliões irão se divertir ao som de Daniel Nogueira e de Pedro Lucas.

ECONOMIA

O Carnaxelita é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade de Curais Novos e também do estado, atraindo milhares de foliões de várias partes do estado. Esse movimento é de grande importância para a economia local, gerando emprego e renda para milhares de pessoas e empresas da cidade. Segundo os organizadores, mais de 500 pessoas se envolvem diretamente na realização do evento.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júnior Brito, “o Carnaxelita é uma das maiores festas populares do RN e, em suas devidas proporções, notadamente, o mais calmo e organizado carnaval fora de época do interior do estado. Um evento grandioso que leva para as ruas não só os participantes dos blocos, mas também turistas, curiosos, ambulantes, população em geral, enfim, todos que de uma forma ou de outra participam e prestigiam esse evento, que já faz parte do nosso calendário turístico de eventos”, afirma Brito.

Para o prefeito Odon Júnior, “o Carnaxelita reforça a nossa vocação na realização de grandes eventos. Nós temos o Cactus Moto Fest, maior evento de motociclismo do Norte/Nordeste; temos a Vaquejada, uma das mais tradicionais do Nordeste; e temos a Festa de Sant’Ana, outro grandiosíssimo evento do nosso calendário. E o Carnaxelita vem reforçar essa imagem de Currais Novos,  como uma cidade de grandes eventos. Nós enquanto gestão, entendemos que o apoio da Prefeitura é fundamental na realização de todos esses eventos, que geram emprego e renda para nossa população”, afirma o prefeito Odon Júnior.