CÂMARA SETORIAL DO TURISMO É LANÇADA DURANTE ENCONTRO DO GEOPARQUE SERIDÓ

Na ocasião do II Encontro Potiguar do Geoparque Seridó, evento que está acontecendo no anfiteatro do Campus da UFRN em Currais Novos, o Prefeito Odon Júnior instituiu através de portaria, a Câmara Setorial do Turismo, Artesanato, Economia Solidária e Cooperativismo (CSTA), órgão colegiado, de natureza propositiva, que tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável destas cadeias produtivas e afins no município de Currais Novos.

Essa é terceira Câmara Setorial criada pela atual administração. As duas primeiras foram a do Comércio e Serviços e a da Indústria e Mineração. O Sistema de Câmaras Setoriais e Temáticas é composto por órgãos colegiados, de natureza consultiva e propositiva, de apoio ao desenvolvimento dos setores e cadeias produtivas prioritárias, integrados por representantes dos órgãos e entidades, públicas e privadas, representativa de cada setor.

A Prefeitura de Currais Novos atua como membro das Câmaras Setoriais e presta apoio operacional e institucional, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “O apoio da Prefeitura é fundamental, para que possamos fomentar a discussão entre os membros (agentes públicos e privados), visando definir ações de interesse comum, através da atuação integrada dos diferentes segmentos produtivos”, explica o Secretário da pasta, Júnior Brito.

Segundo o Coordenador da Câmara Setorial de Currais Novos, Madson Allan, a CSTA será composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos relacionados com as cadeias produtivas do turismo. “Os membros das Câmaras Setoriais atuarão conjuntamente, visando à identificação de oportunidades e dificuldades a serem superadas, fazendo sugestões de atividades e projetos, estudando e estabelecendo providências prioritárias de interesse comum, que contribuam, assegurem e aperfeiçoem a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor de Turismo, Artesanato, Economia Solidária e Cooperativismo em Currais Novos”, explicou Madson em sua fala.

“Acreditamos na necessidade de investirmos em diferentes cadeias produtivas para superarmos esse momento difícil que nossa economia vem passando. Por isso estamos empenhados e comprometidos também com o turismo e o desenvolvimento econômico sustentável do nosso município, por acreditarmos em seu enorme potencial”, afirma o prefeito Odon Júnior.

A principal atividade das câmaras setoriais é a discussão em plenário de seus membros sobre assuntos pertinentes à cadeia ou setor. Vinculadas às Câmaras Setoriais, podem ser criadas Câmaras Temáticas para deliberar questões específicas de cada segmento dentro do setor, podendo ainda ser criados Grupos de Trabalho, para a resolução de problemáticas e assuntos técnicos, que irão atuar dentro de um prazo preestabelecido, com metas e objetivos.