Estudante de Currais Novos recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Gabriel Henrique, aluno da Escola Municipal Professor Humberto Gama em Currais Novos, foi o destaque ao conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O jovem se destacou ao alcançar a 118ª posição nacional em seu nível, sendo o único representante do Rio Grande do Norte a receber essa honraria.

A premiação ocorreu no Rio de Janeiro, em uma cerimônia especial organizada pelo IMPA, onde 650 estudantes de todo o país foram agraciados com a medalha de ouro. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governantes locais.

Além do feito na competição, a conquista proporcionou a Gabriel a sua primeira viagem de avião sem a companhia de familiares, acompanhado pelos coordenadores de Matemática do Estado e seu professor. O professor Carlos Eduardo ressaltou a importância do resultado de Gabriel, destacando o brilho da Rede Municipal de Educação de Currais Novos, e expressou sua alegria em acompanhar o aluno nessa jornada de sucesso.

A OBMEP, uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, identificar talentos nessa área, promover a inclusão social, elevar a qualidade da educação básica e disponibilizar material didático de excelência para estudantes de todo o Brasil.

Texto: Carlos Eduardo Amâncio Costa