Projeto inovador da Secretaria de Saúde de Currais Novos é premiado nacionalmente e único do RN a receber Webdoc

Um projeto inovador idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos está garantindo a excelência no diagnóstico e atendimento à população através da aplicação de “ultrassonografia point of care (pocus)” na Medicina de Família e Comunidade, foi premiado nacionalmente na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipal de Saúde.
Na manhã desta sexta-feira (24), o Prefeito Odon Jr e a Secretária Municipal de Saúde, Alana Morais, visitaram a Unidade Básica de Saúde “Joaninha Parteira” no bairro Gilberto Pinheiro, onde o uso do ultrassom na medicina da família tem contribuído nos atendimentos realizados para a população. Uma equipe do CONASEMS está em Currais Novos realizando um web documentário que será exibido nacionalmente sobre o projeto inovador e que servirá de exemplo para todo o país.
O projeto consiste em incluir a ultrassonografia no momento da consulta de crianças, adultos e idosos, que é realizada pelo médico residente de medicina de família e comunidade, onde Currais Novos possui parceria com a Residência Multiprofissional da UFRN. A idéia central, de acordo com Alana, surgiu da necessidade de informações adicionais no momento da consulta para decidir sobre tratamentos ou encaminhamentos, e com o uso do ultrassom portátil adquirido pela Prefeitura, foi possível obter imagens em tempo real que contribui para o esclarecimento do diagnóstico.
Para o Prefeito Odon Jr, esse projeto inovador idealizado pela Secretaria e a aquisição do ultrassom portátil, deverá ser expandido para outras Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos. “Queremos expandir esse projeto na atenção primária de Currais Novos e avançar ainda mais na saúde do município, e este projeto mostra a importância que nossa gestão tem dado à saúde da população”, comentou o Prefeito.
De acordo com Alana Morais, as primeiras consultas com o ultrassom demonstraram excelentes resultados e a imensa satisfação da população. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento nacional e entendemos que se faz necessária a inclusão da ultrassonografia na atenção primária como elo benéfico na melhoria da qualidade da assistência de pacientes e do sistema de saúde em geral”, comentou a Secretária.