Comunidade rural de “Queimadas” recebe reconhecimento histórico como remanescente de quilombo

Currais Novos tem oficialmente a segunda comunidade remanescente de quilombo reconhecida pela Fundação Cultural Palmares. Em ato histórico na manhã desta sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, entregou a certificação que reconhece a Comunidade Rural de Queimadas/Família Ludogero, como descendentes de quilombo.

No ato simbólico, o Prefeito Odon Jr afirmou que este era um momento histórico para o município. “Neste mês da consciência negra, um momento como este é de grande importância para nosso município, onde o Estado Brasileiro reconhece oficialmente estes moradores e a sua cultura como remanescente de quilombo”, comentou. A Presidente da Associação dos Moradores, Da Guia, disse emocionada que esta era uma vitória da comunidade. “Estamos muito felizes e agradecidos por este reconhecimento”, disse.

A comunidade negra, que existe há quase 270 anos e abriga hoje 18 famílias e fica localizada na região do Povoado Totoró, na zona rural do município de Currais Novos, recebeu sua certificação emitida pela Fundação Cultural Palmares, através da Portaria nº 263 de 10 de Outubro deste ano, graças a um estudo socioeconômico, viabilizado pela SEMTHAS, feito pelo antropólogo Geraldo Barboza, que identificou e acompanhou todo o processo de reconhecimento (CERTIFICAÇÃO) junto à Fundação. A Professora Maria José também contribuiu com os estudos históricos sobre a comunidade.

“Esse é um momento histórico e de grande importância sociocultural para o nosso município. Conquistamos o reconhecimento da nossa segunda comunidade quilombola: a Comunidade Queimadas. Ficamos felizes em ter contribuído com esse importante reconhecimento que poderá trazer benefícios à comunidade. Agradeço o empenho da nossa Secretária Zefinha Moura e a todos e todas que se somaram a essa conquista”, afirmou Odon Júnior.

Sobre a comunidade

A história dessa comunidade se confunde com os primórdios do povoamento do município de Currais Novos. Segundo conta-se, uma das matriarcas da família Ludogero, teria vindo junto com Dona Adriana de Holanda e Vasconcelos, esposa do Cel Cipriano Lopes Galvão, no ano de 1755, quando juntos, teriam vindo de Igarassu/PE, fixando residência na “data do Totoró”, se estendendo pela região do “São Bento”, iniciando o povoamento do município de Currais Novos.

Ainda de acordo com o Prefeito Odon, foi realizado também um diagnóstico socioambiental da Comunidade Queimadas, com avaliação de vulnerabilidades e orientações para um Plano de Desenvolvimento Sustentável Local, como também a elaboração de uma cartilha pedagógica abordando a história da Comunidade de Queimadas para uso nas escolas da rede municipal de ensino.

Participaram da solenidade de entrega, além do Prefeito Odon Júnior; os Vereadores Edmilson Souza, João Gustavo e Iranilson Medeiros; a Secretária Zefinha Moura; o Chefe de Gabinete, Rodolfo Lucena; a Procuradora do Município, Ingred Adely; além de membros e lideranças da comunidade. Também aconteceram apresentações culturais e ações do Programa “Criança Feliz”.

Fotos: Mazilton Galvão