PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS INICIA ESTUDO PARA RECONHECIMENTO DE COMUNIDADE NEGRA COMO REMANESCENTE DE QUILOMBO

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, está viabilizando a assessoria do antropólogo Geraldo Barboza, para elaboração de estudos socioeconômicos na Comunidade Rural de Queimadas, também conhecida como Negros do Ludugério.

O objetivo é identificar e acompanhar o processo de reconhecimento (CERTIFICAÇÃO) junto à Fundação Cultural Palmares, da Comunidade de Remanescente de Quilombos de QUEIMADAS, uma comunidade negra que existe há quase 270 anos e abriga hoje cerca de 16 famílias e que fica localizada na região do Povoado Totoró, na zona rural do município de Currais Novos.

“Esse é um momento histórico e de grande importância sociocultural para o nosso município. Hoje estamos dando o primeiro passo na busca pelo reconhecimento da nossa segunda comunidade quilombola: a Comunidade Queimadas. Um importante reconhecimento que poderá, num futuro próximo, trazer inúmeros benefícios para famílias que vivem na comunidade”, comentou o Prefeito Odon Júnior.

A história dessa comunidade se confunde com os primórdios do povoamento do município de Currais Novos. Segundo conta-se, uma das matriarcas da família Ludugério, teria vindo junto com Dona Adriana de Holanda e Vasconcelos, esposa do Cel Cipriano Lopes Galvão, no ano de 1755, quando juntos, teriam vindo de Igarassu/PE, fixando residência na “data do Totoró”, se estendendo pela região do “São Bento”, iniciando o povoamento do município de Currais Novos.

De acordo com a Secretária Zefinha Moura, além da assessoria para elaboração e encaminhamento dos documentos à Fundação Cultural Palmares, será realizado também, um diagnóstico socioambiental da Comunidade QUEIMADAS com avaliação de vulnerabilidades e orientações para um Plano de Desenvolvimento Sustentável Local, como também a elaboração de uma cartilha pedagógica abordando a história da Comunidade de Queimadas para uso nas escolas da rede municipal de ensino.

Participaram da reunião, além do Prefeito Odon Júnior, a Vice-prefeita Ana Albuquerque; o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Edmilson Souza; a Secretária Zefinha Moura; a Procuradora do Município, Ingred Adely; o antropólogo Geraldo Barboza; além das representantes da comunidade, Dona Maria Lúcia, Dona Francisca Maria, Jéssica Beatriz e Luana Graziele.