SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO PARA REDUZIR FILAS DE EXAME DE ULTRASSOM

Com o objetivo de amenizar a demanda reprimida de exames de ultrassonografia no município, a Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo esse mês de maio um mutirão para a realização desses exames, dentro do Projeto Municipal Mais Saúde.

De acordo com a Secretária Municipal, Alana Moraes, serão ofertados até o final deste mês, 200 exames com o objetivo de reduzir a fila e amenizar a espera desses pacientes, que necessitam da ultrassonografia, que é o principal meio de visualização interna e por isso, um dos exames mais solicitados.

O Prefeito Odon Júnior visitou na manhã de hoje (10), o antigo Centro Covid, local onde estão sendo realizados os exames, acompanhado da Secretária Alana e da Coordenadora da SEMSA, Sirleya Dantas. “Percebemos a necessidade de atender essa demanda reprimida. Zerar essa fila é mais um avanço na nossa saúde e um benefício para quem estava a espera desse exame. Uma ação de grande importância, principalmente para os mais necessitados e para aqueles pacientes que precisam dar continuidade aos seus tratamentos, com diagnósticos mais precisos”, comentou Odon Júnior.

O ultrassom é muito importante para diagnóstico de doenças simples. Além de ser também ferramenta principal para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins, o ultrassom auxilia na detecção de doenças e/ou variações anatômicas com base na forma, tamanho e textura das estruturas (órgãos) que são avaliados.