SEMSA APRESENTA RESULTADO DO PRIMEIRO LIRA DE 2022

Na manhã desta sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Setor de Endemias, apresentou o resultado do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) de 2022.

O levantamento, que foi realizado entre os dias 24 e 27 de janeiro, apresentou um índice de 1,7%. Segundo Ana Patrícia, coordenadora do Setor de Endemias do município, o índice é considerado pela Organização Mundial de Saúde como de médio risco para epidemias de arboviroses e até agora, o município de Currais Novos não registrou casos contundentes de dengue, chikungunya e zika.

De acordo com Ana Patrícia, “com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, o Setor de Endemias tem empreendido esforços nas ações de combate e controle, realizando diariamente varreduras em todos os bairros. E esse trabalho tem se intensificado agora com o período das chuvas”, comenta.

“É o que nós chamamos de combate vetorial. Um trabalho importante que é realizado por nossas equipes contra as arboviroses, especialmente o Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Esse trabalho é feito de casa em casa, vistoriando quintais e caixas d’água, eliminando possíveis focos e adotando medidas permanentes para o controle do inseto transmissor, com a colocação de larvicida biológico em caixas e reservatórios de água”, explicou a Coordenadora do Setor de Endemias.

Ana Patrícia acrescenta ainda que as ações de combate à dengue irão prosseguir e devem envolver tanto os agentes de endemias, como a própria população, que deve se empenhar cada vez mais em ações preventivas a serem adotadas em seu cotidiano. “A população precisa dar sua contribuição, eliminando todo e qualquer objeto que possa acumular água, diminuindo assim as condições favoráveis para a proliferação do Aedes Aegypti”, alertou Ana.