SAEB 2021

A rede municipal de ensino, entre os dias 18 de novembro a 01 de dezembro, receberá a aplicação da Avaliação SAEB.

O Resultado da Avaliação SAEB, juntamente com indicadores de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O IDEB é divulgado por instituição e por rede ensino. Desejamos a todas as turmas de 5º ano e de 9º ano muito sucesso na avaliação.

Pedimos também aos familiares o apoio para a frequência de todos os alunos matriculados nas turmas, no dia da avaliação. A parceria escola e família é essencial neste momento.

Apresentação

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).