“DIA D” DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CURRAIS NOVOS SERÁ NESTE SÁBADO, 23

A Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos (SEMSA) realizará neste sábado, dia 23, o “Dia D” a Campanha de Vacinação Antirrábica.

A campanha, que teve início no último dia 24 de setembro na zona rural, tem como meta imunizar cerca de 4 mil cães e 800 gatos em todo o município.

Podem ser imunizados filhotes de cães e gatos a partir de 3 meses de idade e adultos saudáveis. Lembrando ainda que a imunização é gratuita.

Para este sábado (23), a SEMSA disponibilizará 18 pontos de vacinação, dentro do perímetro urbano, que estarão abertos das 8h às 17h.

Os pontos de vacinação são: UBS Maria das Dores (Próximo à Rodoviária); UBS Radir Pereira; UBS Manoel Salustino; UBS Dr. Sílvio Bezerra de Melo; CAPS Maria Vênus Cunha; Estacionamento da Policlínica Mons Ausônio (Antigo PA Unimed); Escola Municipal Gilson Firmino; Secretaria Municipal de Saúde (Antigo SESI); Secretaria Municipal de Educação (SEMEC); Escola Municipal de Nossa Senhora; Escola Municipal Francisco Rosa; Ginásio Elisão (Paizinho Maria); Praça 13 de Maio (CRI); Igreja do Alto de Santa Rita; Setor de Endemias (em frente ao antigo Caça e Pesca); Antigo Centro de Coleta Covid-19 (em frente ao Geraldão); Igreja do bairro Radir Pereira; e Creche Mundo da Criaça.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta os mamíferos e pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais.

Informações úteis:

• A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
• A vacinação é anual;
• Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
• Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
• Banho deve ser normal.

Outras informações:

• Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
• Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
• Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses.