PROJETO DO COMPLEXO EÓLICO CURRAIS NOVOS ESTÁ EM FASE DE LICENCIAMENTO

O Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, recebeu na manhã desta terça-feira (22), a visita dos representantes da Empresa Casa dos Ventos, nas pessoas de Josy Alves, Klarissa Assis e Artur Sena, que vieram apresentar o Projeto do Complexo Eólico Currais Novos e seu relatório de impacto ambiental.

O Projeto Complexo Eólico Currais Novos recebeu esse nome por Currais Novos ser o município pólo do projeto, recebendo inclusive, o maior número de aerogeradores, 95 de um total de 242, contemplando ainda os municípios de São Tomé, Campo Redondo, Lages Pintada, Picuí e Currais Novos.

“Esse projeto, que está agora em fase de licenciamento, vem sendo trabalhado há cerca de quase 10 anos e chega agora no período de instalação e execução”, explica Arthur Sena, um dos representantes da empresa.

Ainda segundo Arthur, no próximo dia 07 de Julho haverá uma audiência pública virtual, promovida pelo IDEMA e com representações dos municípios, onde a sociedade tomará mais conhecimento dos detalhes do empreendimento.

De acordo com Josy Alves, serão 26 meses de construção da obra, até iniciar a operação do Complexo Eólico Currais Novos, com a previsão média inicial de gerar 681 postos de trabalho na construção, com possibilidade desse número chegar aos 1129 postos de trabalho, nos 4 municípios envolvidos, no pico das obras. A previsão, segundo Josy, é de serem investidos aproximadamente 1 bilhão de reais nos 4 municípios e Currais Novos, por ser a cidade pólo do empreendimento, receberá os maiores impactos econômicos.

Em Currais Novos, as áreas diretamente beneficiadas são o Povoado São Sebastião, Sítio Maxixe e o Distrito da Cruz.

O Prefeito Odon Júnior parabenizou os representantes da empresa e colocou a Prefeitura de Currais Novos a disposição para ser parceira do empreendimento, das articulações e planejamento das ações, já que o Projeto terá um grande impacto econômico, social e ambiental. “Em meio a tantas dificuldades que estamos enfrentamos com a Pandemia, essa é uma excelente notícia para Currais Novos e região na área de desenvolvimento econômico e energias renováveis. A Gestão Municipal irá acompanhar a execução desse empreendimento buscando preparar o município para esse grande investimento”, comentou o Prefeito Odon.

Participaram também da reunião, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Elton do Ó; e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Lucas Galvão.