PREFEITO ODON JÚNIOR PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA GENTE DO CAMPO

Na tarde desta quarta-feira (16) aconteceu por meio de uma live transmitida direto do auditório da Emater (Currais Novos) o lançamento do Programa Gente do Campo, que representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.

O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.

Um diferencial do programa será a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas.

Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

O edital para seleção da equipe técnica, que foi lançado no último dia 11, contará com 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior, num total de 125 técnicos. Para a Emater de Currais Novos serão 04 vagas para Técnicos Agrícolas, 01 para Agronomia e 01 para Médico Veterinário que irão atender a região.

Os selecionados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – lato sensu.

Serão investidos com recursos próprios do Estado, valores da ordem de mais de 10,2 milhões de reais durante 48 meses.

Participaram do lançamento do Programa  para  o núcleo Currais Novos, o Prefeito Odon Júnior; a Vice-prefeita Ana Albuquerque; o secretário de estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Oliveira Lima; o diretor-geral da Emater-RN, Cesar Oliveira; o Deputado Estadual, Francisco do PT; o Secretário Municipal de Agricultura, Lucas Galvão; Ana Maria, da Regional da Emater de Currais Novos; Emanuel, da Regional da Emater de Caicó; além dos vereadores Mattson Ranier e Jorian dos Santos.