COMUNIDADES RURAIS SERÃO CONTEMPLADAS COM “ESPAÇOS DE LEITURA”

A Prefeitura de Currais Novos dá prosseguimento ao Projeto Espaços de Leitura, que é um projeto desenvolvido através da Fundação Cultural José Bezerra Gomes (FCJBG), que está implantando minibibliotecas para incentivar a leitura e facilitar o acesso ao livro e a informação, especialmente nas comunidades rurais do município.

A convite do Presidente Ronaldo Gomes, o Prefeito Odon Júnior visitou ontem (07), o atelier da Fundação para acompanhar a confecção das novas minibibliotecas que estão confeccionadas com arte desenvolvida pelo artista plástico Manoel Neto, retratando o cenário cultural da nossa cidade e também de obras literária.

Estão sendo finalizadas 05 novas minibibliotecas que serão destinadas, primeiramente, ao Povoado Totoró e a Comunidade Quilombola dos Negros do Riacho.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso aos livros e à informação, a prática da leitura, oportunizando aos moradores dessas comunidades o alargamento dos horizontes pessoais e culturais. “Esse projeto irá disponibilizar diversos livros que estão sendo doados, como livros de literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos e até técnicos. Será uma grande oportunidade, não só para entreter, mas também para aprender”, afirma o Presidente da Fundação, Ronaldo Gomes.

Ainda segundo Ronaldo, a Fundação Cultural irá articular para que cada minibiblioteca tenha um pessoa, escolhida na própria Comunidade, para que fique responsável pela manutenção do equipamento. “Você pode emprestar livros quando quiser, devolvê-los quando quiser, não há prazo de devolução e, portanto, também não há multa por atraso e o objetivo principal é estimular a leitura nas comunidades”, completa Ronaldo.

Para o Prefeito Odon Júnior, “além de ser mais uma importante ação de incentivo à leitura, que pode proporcionar momentos prazerosos de leitura para todos de forma gratuita, promove a educação, a cultura e o entretenimento entre os moradores, que passam a se envolver com a leitura, adquirindo o interesse maior na busca pelo aprendizado. Tudo isso sem falar no trabalho artístico envolvido na criação dessas casinhas, retratando nossas belezas naturais e humanas. Parabenizo todos os envolvidos na criação desse belo e importante trabalho”, disse o Prefeito Odon Júnior.

No município, já existem outras minibibliotecas instaladas nas Comunidades Cachoeira e Mina Brejuí e a ideia é continuar ampliando o números de comunidades atendidas.