SEMSA CONCLUI APLICAÇÃO DOS PRIMEIROS LOTES DA VACINA CONTRA A COVID-19 EM CURRAIS NOVOS

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Currais Novos, por meio da Vigilância Epidemiológica e Coordenadoria de Imunização, apresentou na manhã desta quinta-feira (04), mais um balanço da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a SEMSA, foi concluída a aplicação dos dois primeiros lotes (735 doses) enviados pelo Ministério da Saúde, da vacina contra a Covid-19, no município de Currais Novos.

Até o momento, 683 profissionais da saúde do município já receberam a primeira dose da vacina.
Além desses, 52 idosos residentes nas duas instituições de longa permanência da cidade, também já receberam a primeira dose.

A população alvo e quantidade de doses que foi disponibilizada nesta primeira etapa, priorizaram os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito da doença, tendo como critério a disponibilidade das doses de vacina Coronavac pelo Ministério da Saúde.

2ª DOSE
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alinhou na tarde de ontem (03) com os municípios do Rio Grande do Norte a continuidade do processo de vacinação contra a Covid-19. A Sesap acertou a distribuição das vacinas para a segunda dose do primeiro lote da CoronaVac a partir do dia 8/2.

As doses deverão ser aplicadas pelos municípios entre os dias 10 e 17/2, seguindo o cronograma técnico necessário para garantir a imunidade pela CoronaVac.

A segunda etapa servirá às pessoas que tomaram a primeira dose no lote inicial utilizado na abertura do plano de operacionalização para vacinação contra a Covid-19 do estado.

NOVAS DOSES
Durante o encontro, os gestores também trataram sobre a perspectiva de chegada do terceiro lote de vacinas contra a Covid-19 ao RN. Há uma expectativa de que o Ministério da Saúde encaminhe uma nova remessa da CoronaVac, oriunda do Instituto Butantan, até o fim desta semana.

Diante da possibilidade de novas vacinas chegarem nos próximos dias, a Sesap e os municípios também acertaram que as doses, em quantidade ainda não confirmada, serão voltadas prioritariamente aos idosos acima de 75 anos que estejam acamados e idosos acima de 85 anos.

A medida segue dados técnicos, pois estes grupos são os mais vulneráveis à Covid-19. O direcionamento será oficializado por meio de nota técnica, a ser encaminhada aos municípios.