ODON JR SE REÚNE COM CATADORES PARA TRATAR DA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

A criação da associação dos Catadores e a implementação da Coleta Seletiva em Currais Novos foi o assunto da reunião que aconteceu na manhã desta sexta, 13, no Gabinete do Palácio Raul Macedo.

A reunião contou com as presenças do prefeito Odon Júnior; do vice Anderson Alves; dos secretários Municipais Oliveira Neto e Jorian dos Santos; da gestora ambiental da Caritas Diocesana de Caicó, Paula Oliveira; além de representantes da futura associação dos catadores.

O projeto de coleta seletiva de lixo em Currais Novos está sendo trabalhado desde o início da atual gestão, com a preparação e formação de um grupo de catadores de materiais recicláveis, que irá agora tocar esse projeto tão importante para o nosso município, através da associação que receberá o nome de Recicla Currais Novos e será fundada já no próximo dia 27 de setembro.

“É uma forma de darmos essa importante contribuição, especialmente ao meio ambiente com a questão dos resíduos sólidos, mas também trazendo mais dignidade para essas pessoas que trabalham diretamente na separação do lixo e dos materiais recicláveis na nossa cidade”, afirma o prefeito Odon.

A Prefeitura, juntamente com sua equipe técnica e também com o apoio da Caritas Diocesana, vem fazendo o acompanhamento dos catadores e orientando esses profissionais, numa perspectiva de fortalecimento do associativismo e cooperativismo.

“O foco principal é levar para a categoria a importância do trabalho feito em conjunto e que todo material que for produzido na coleta seletiva que será implantada em breve, resultará na possibilidade da comercialização direta com as indústrias do setor, agregando valor e mais rendimentos para os trabalhadores”, disse o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Oliveira Neto.

CONTEXTUALIZANDO

A coleta seletiva é o recolhimento de resíduos que foram selecionados e separados conforme sua composição, origem e similaridades, tais como vidro, plástico, resíduos industriais, substâncias orgânicas, metais, lixo hospitalar e papel. Assim, um cidadão ou uma organização pode fazer a seleção e disponibilizar o material, para que a coleta seja realizada de modo adequado.

A reciclagem, por sua vez, é um processo de grande importância para o meio ambiente e para a indústria. Por meio dela, os materiais usados podem ser renovados e reinseridos na cadeia de produção, reduzindo o impacto nas duas pontas do sistema: diminui a necessidade de extrair mais recursos naturais e retira do meio ambiente aqueles materiais que demorariam anos ou até séculos para se decompor.

Skip to content