PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS REALIZA ENCONTRO COM ASSOCIAÇÕES RURAIS

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMAAB), realizou na manhã de ontem (04), uma reunião com a presença dos Presidentes de Associações Rurais do município de Currais Novos.

Durante o encontro, que contou com a participação do Técnico da Emater, Magno Fernandes, foi debatido a possibilidade do retorno da cotonicultura aqui na região. “O Rio Grande do Norte, que já ocupou posição nacional de destaque na produção algodoeira, está focando na retomada de sua produção de forma sustentável para alavancar a economia no semiárido, por meio da elaboração do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que busca a revitalização desta cultura associada aos sistemas agroalimentares e com a produção de algodão agroecológico já certificado e com comercialização totalmente articulada”, relatou Magno.

Matéria-prima versátil em todo o mundo, o algodão é utilizado em diversas indústrias, desde a têxtil, onde sempre ocupou destaque na moda, até a indústria alimentícia, com o óleo extraído de suas sementes sendo recomendado por suas características saudáveis.

Ainda de acordo como Técnico da Emater, a retomada do cultivo do algodão no Rio Grande do Norte com a força de outrora está sendo feita de forma planejada, inserida nas políticas públicas já iniciadas pelo Governo do Estado.

ALGODÃO AGROECOLÓGICO
Essa modalidade de cultivo surgiu na Paraíba com o objetivo de melhorar o sistema tradicional da plantação de algodão que utiliza alta carga de agrotóxicos em um sistema monocultor cuja consequência é a contaminação e o empobrecimento do solo e uma fibra que, a longo prazo, pode perder qualidade.

Produtores paraibanos começaram, então, a plantar o algodão na época de chuvas e com um espaçamento maior entre as plantas, dificultando ataques do bicudo, espécie de besouro que dizimou plantações no RN.

HISTÓRICO
A produção de algodão em solo potiguar ocupou lugar de destaque nacional entre os anos de 1960 e 1980, quando o chamado “ouro branco” chegou a responder por 40% da arrecadação de ICMS, gerando emprego para milhares de potiguares, especialmente em alguns locais da região do Seridó. Nos anos 1970, o Nordeste foi o maior produtor nacional de algodão.

O encontro, que contou ainda com as presenças do Prefeito Odon Júnior; do Secretário Lucas Galvão; e da equipe Gestora da SEMAAB, debateu ainda sobre a questão da crise hídrica e do abastecimento das comunidades rurais, através dos carros-pipa da Prefeitura e também do Programa Carro-pipa Seridó, que é coordenado pelo Exército.