Plano de Saneamento Básico de Currais Novos é apresentado em Conferência

A Prefeitura Municipal de Currais Novos apresentou na manhã desta quarta-feira (05) o seu “Plano Municipal de Saneamento Básico” durante a I Conferência Municipal de Saneamento que aconteceu no auditório do bloco F do CERES UFRN, evento que contou com a participação de autoridades e representantes de instituições federais e estaduais. Dentre 86 municípios potiguares contemplados com a elaboração do Plano, Currais Novos é o 8º à apresentar o documento em Conferência.

O Prefeito Odon Jr ressaltou a importância do Plano para Currais Novos e agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura. “Estou muito feliz de conseguirmos cumprir os prazos e a concretização deste grande trabalho que foi realizado está aqui, o nosso Plano Municipal de Saneamento Básico, um marco para os próximos 20 anos”, disse. Com apoio técnico da UFRN, o Plano de Currais Novos tem cerca de 1.200 páginas e contém, dentre tantas diretrizes, a indicação de prioridades nos programas de saneamento e um diagnóstico de quatro eixos: abastecimento, resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem.

De acordo com a representante da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, Evanete Gomes da Silva, “o Plano Municipal de Saneamento de Currais Novos é um dos melhores do Brasil”. “Após a conclusão deste Plano, concluímos que ele é um dos melhores já elaborados no país, resultado do excelente trabalho da equipe”, comentou. A Engenheira Ambietal Denilza Nascimento, Coordenadora do Grupo 7 de apoio técnico da UFRN e representante do Professor Aldo Dantas, coordenador geral do Projeto de Apoio dos Planos no RN, “o Plano de Currais Novos irá contribuir com a melhoria da saúde da população”.

Também estiveram na Conferência: Fátima Barros (Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento), Rafael Vasconcelos (CAERN), Andreza Maiara (Engenheira Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento), Manoel Galdino (Comitê de Coordenação do Plano Municipal), vereadores, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, sociedade civil, membros dos comitês executivo e de coordenação, representantes de instituições e ONG’s, secretários municipais, e delegados eleitos nas plenárias setoriais. No início da Conferência, Chagas de Cristo e Thiago Camilo realizaram apresentações culturais.