PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ GANHA ESPAÇO NA PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destinou essa semana uma sala para o Projeto do Geoparque Seridó poder instalar sua área administrativa, que também servirá como Sala de Exposição.

A nova sede está localizada na Avenida Coronel José Bezerra, n° 10, e contará com uma Sala de Exposição (multiuso para exposição, reuniões e diversas outras ações), que terá como foco o tripé: Geoturismo, Geoeducação, e a Geoconservação, além de uma Sala Administrativa que contará com a Sala da Coordenação do Território, assim como, a parte administrativa do Geoparque Aspirante Seridó.

O território do Geoparque Seridó vem sendo trabalhado desde 2010 e hoje conta com inúmeras ações ligadas a educação, turismo e conservação, premissas básicas de qualquer geoparque do mundo.

Esse território formado pelos municípios de Currais Novos, Cerro Corá, Lagoa Nova, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas tem uma história geológica com notável geodiversidade, que data de mais de 2 bilhões de anos, associadas a inúmeras ocorrências minerais e sítios arqueológicos que mostram uma identidade cultural com mais de 10 mil anos.

“Dez anos atrás (março/2010) iniciávamos as primeiras atividades – palestra e inventário do patrimônio geológico – a favor do então Projeto Geoparque Seridó, numa importante parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). De 2010 a 2015, criamos um amplo inventário dos patrimônios natural e cultural, com divulgação em diversos eventos e encontros no território. De 2015 pra cá, implementamos um amplo diálogo com a população, gestores públicos (Municipal, Estadual e Federal), atividades nas áreas de educação, conservação e turismo, bem como, no último ano, na candidatura ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques, com a intenção de se integrar a lista de Geoparques Mundiais da UNESCO. Hoje, 2020, somos considerados, pela UNESCO, Geoparque Aspirante”, conta a Coordenadora do Projeto na região, Janaina Medeiros.

“Estamos dando um grande e importante salto na busca pelo reconhecimento e valorização da nossa região. Temos aspectos importantíssimos na nossa paisagem, na nossa cultura, na nossa gastronomia que precisam ser incentivados na busca pelo desenvolvimento do nosso turismo, como ferramenta de geração de emprego e renda”, comentou o prefeito Odon Júnior.

SOBRE O GEOPARQUE ASPIRANTE SERIDÓ
A região do Seridó potiguar apresenta patrimônio geológico de forte expressão e significado ambiental singular, decorrente dos inúmeros processos naturais a que esta região foi submetida ao longo da história da Terra, cujo registro pode ser observado nas diversas formas de relevo, tais como as serras e picos, ou exposições rochosas menores constituídas por granitos, gnaisses, mármores, quartzitos e arenitos.

Vale salientar que, geoparque é um território com limites definidos que apresenta geossítios de especial valor científico/educativo, cuja finalidade primeira é a catalisação de ações sustentáveis. Além de sua importância para proteção da memória geológica (geoconservação), a presença de valores ecológicos, arqueológicos, históricos ou culturais inseridos num processo de desenvolvimento sustentável que fomente projetos geoturísticos e educacionais e de valorização do patrimônio cultural local.
Nesse cenário, o Geoparque Seridó assume um papel importante no sentido de estimular o tripé educação, conservação e geoturismo, permitindo a comunidade local e os visitantes viverem experiências enriquecedoras, fazendo-os elementos importantes e participativos, e não apenas simples observadores de paisagem.

“Agradecemos e parabenizamos ao Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, por ter sempre acreditado e apoiado as ações do Projeto Geoparque Seridó e de ter possibilitado acontecer as premissas de um Geoparque. Hoje, com esse importante apoio, estamos concretizando mais esse degrau em favor do desenvolvimento socioeconômico de nossa comunidade e de todo o território”, finalizou Janaina.

“Acreditamos na necessidade de investirmos em diferentes cadeias produtivas. E o turismo é, com toda certeza, um dos principais setores que precisam do nosso apoio e incentivo. Por isso estamos empenhados e comprometidos também com o turismo e o desenvolvimento econômico sustentável do nosso município, por acreditarmos em seu enorme potencial”, afirmou o prefeito Odon Júnior.