PREFEITURA CONTINUA COM PROGRAMA DE SILAGEM NA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS

Mesmo diante da crise ocasionada com a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, continua executando o Programa de Silagem na zona rural do município.

O programa, que é destinado à alimentação dos animais, especialmente do gado leiteiro, tem por objetivo se preparar para o período de estiagem, sendo a silagem um dos principais alimentos em épocas de seca, ou seja, de poucas pastagens.

Esse ano a Prefeitura já atendeu cerca de 30 famílias nas comunidades de Serrinha; Aba da Serra; Marcação; Namorados; Cacimba do Meio; Mirador; Lagoa do Santo; Macacos; e Trangola, produzindo mais de 600 toneladas de silagem.

Segundo o Secretário David Narwiht, “a meta para esse ano é atendermos 70 produtores e produzirmos por volta das 1.500 toneladas, sempre em parceria com o homem do campo”, frisa o secretário Narwiht.
O trabalho da Prefeitura no Programa de Silagem consiste em oferecer auxílio com horas máquinas de trator e ensiladeira, para fabricação de forragem verde, feita a partir da trituração de milho ou sorgo. Depois de cortada, com a ajuda dos próprios agricultores, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação.

Para o prefeito Odon Júnior, o trabalho da Prefeitura não pode parar, mesmo em época de pandemia. “Estamos trabalhando em diversas frentes no combate a pandemia da Covid-19. E não podemos parar com as obras e programas de apoio, como esse do Programa de Silagem, que é de suma importância para pequeno produtor”, disse o prefeito Odon Júnior.