CURRAIS NOVOS SE MANTÉM NO MAPA DO TURISMO NACIONAL

A mais nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021) que foi divulgada há pouco tempo tem Currais Novos entre os municípios selecionados dentro do circuito turístico da região do Seridó. A inclusão atende a requisitos pré-estabelecidos em legislação federal e define os destinos turísticos que podem receber investimentos do governo federal. No país, 2.694 municípios de 333 regiões com vocação turística estão na relação.

O Mapa é atualizado a cada dois anos e é um instrumento que destaca cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. O documento norteia a definição de políticas públicas para o setor e conta com versões de 2004, 2006, 2009, 2013, 2016, 2017 e a mais recente 2019.

Aumentar o número de municípios nesse mapa turístico nacional é de suma importância para o crescimento e o fortalecimento da interiorização do turismo no Estado.

“Esse resultado mostra, mais uma vez, que estamos trabalhando para dar ao turismo a importância que ele tem para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Temos muito por fazer ainda, mas sabemos que estamos no caminho certo”, destaca o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Júnior Brito.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.

Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de turismo dos estados brasileiros. E Currais Novos está inserida nesse contexto há vários anos.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Também é preciso ter orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Para o Prefeito Odon Júnior, está inserido nesse mapa é de grande importância não só pela questão do turismo em si, mas também pela importância econômica. "Remete a um conceito de que Currais Novos está correspondendo aos requisitos, com uma metodologia adequada e com foco no turismo de eventos. Sabemos que o turismo é um importante instrumento de fomento da nossa economia, que tem gerado emprego e renda de forma bastante significativa, graças as várias parcerias entre a Prefeitura, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o empresariado local", afirma o prefeito Odon Júnior.